sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Curso de Tecnologia Assistiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado

O primeiro curso ofertado na EAPE/SEDF foi o ínicio de um trabalho diferenciado no Distrito Federal. Segue o link contando sobre um pedacinho do curso em 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=2I7VNZI96v8

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Intocáveis

Vale a pena assistir e conhecer essa história. Eu gostei muito e espero que apreciem. Segue uma sugestão de filme baseado em fatos reais http://www.youtube.com/watch?v=FpwuGtn8aGA e o livro onde mostra detalhes que não constam no filme. Bom filme e boa leitura.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cruzeiro Acessivel Brasil

Vi em uma revista achei que vale a pena divulgar.  Já imaginou que delicia de momento.Acontecerá em Dezembro com saídas do litoral de São Paulo no dia 13/12/12 e Rio de Janeiro em 14/12/12. O navio Costa Facinous foi adaptado para receber pessoas com deficiência e tera para o atendimento pessoas voluntárias que farão audiodescrição, tradução, intérpretes. Terão também  jornais e boletos impressos em braille, instalação sonora, videos legendados e cabines adaptadas.A programação  aparenta ser bastante diversificada.
www.econotur.com.br

sábado, 8 de setembro de 2012

Educomp 2012

 Educomp foi criado em virtude da falta de pesquisas na área de tecnologias aplicadas à pessoas com deficiências (físicas, intelectuais, visuais, auditivas) e pela necessidade de atualizações a softwares presentes no mercado. Tem como objetivo a integração de alunos das áreas de Educação Especial e Computação, de forma a incentivar tais alunos a desenvolverem projetos voltados à prática de novas tecnologias inclusivas".
 Neste ano acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro,onde os alunos do curso de graduação em Educação Especial e Engenharia de Computação da UFSCar e os alunos do curso de Ciências da Computação da USP realizam a 2ª edição do evento Educcomp. Para mais informações e inscrições acesse: http://www.educomp2012.com
Cada um de nós representa uma peça no castelo da inclusão. E quando me refiro a nós quero dizer: pais, auxiliares de educação, merendeiros, secretário, professor, gestor, comunidade em geral. Juntos, com muito respeito e compromisso podemos fazer com que de fato a educação seja inclusiva.

domingo, 13 de maio de 2012

A ABRACI/DF está precisando de profissionais das seguintes áreas PSICOLOGIA E PEDAGOGIA VOLUNTÁRIOS num primeiro momento que queiram ser treinados para trabalho com 40 crianças diagnosticadas no espectro autista o treinamento começará assim que for formado um grupo podendo o profissional ser contratado 02 meses após...
Maiores informações 3877-3156/8422-1947/ Selma Ceilândia 84350120/ 81183277/ Selma Gama 85401849
Por favor divulguem a um amigo.

sábado, 14 de abril de 2012

MULHER E MATERNIDADE ESPECIAL.mp4

Violência na escola

Hoje não quero me perguntar sobre o motivo de tanta violência mas quero pensar sobre o que fazer pra reverter esse quadro. É professor agredindo aluno, aluno agredindo professor, familiar agredindo professor ou outro aluno... agressões físicas, verbais. Primeiro: o respeito ao professor começa em casa. Segundo: a criança aprende através do exemplo. Portanto se a familia trata com polidez, o filho também o fará. Terceiro (e não menos importante): Nós professores fazemos um juramento "Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, dentro e fora da escola, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo trabalhar por uma educação para a responsabilidade social, ética e política, participando profissionalmente da construção do homem íntegro, da humanidade e da pátria." Não podemos esquecer o poder das palavras. Como falar de responsabilidade social se não há paciência pra ensinar. A palavra cuidado é importante no processo de ensino. Como profissional da educação temos que zelar pelo aluno, pela escola. Clamo ao gestores que abram as portas da escola para a comunidade para que juntos possam de forma transparente trazer a tona esse problema que está impedindo o aprendizado, a relação de confiança. vamos fortalecer laços. Não é utopia mas necessidade em dar um passo pra fazera diferença. Abraços em todos.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ENCONTRO DE BRECHÓS

dia 14/04 tem ENCONTRO DE BRECHÓS aqui na PRACINHA da 201 NORTE!

*ROUPAS (MASCULINAS e FEMININAS)
*ACESSÓRIOS
*DISCOS DE VINIL (é cada pérola!)
*MÓVEIS INCRÍVEIS
*OBJETOS
*ARTESANATO DA AMPARE

A novidade fica por conta da participação super especial da AMPARE trazendo o artesanato feito pelas suas crianças! :)


E muito mais! MÚSICA, ENCONTROS E DIVERSÃO.

Quando? Sábado 14/04 das 10 às 18hs
Onde? Na pracinha da 201 norte (comercial)
Quem? Retrô-Ativa / Evelin / Musical Center Sebo de Discos / Tia Cotoca / Brechique / Douglas Viana Estofados e Decorações / D-Feito arte.mobília / Artesanato da AMPARE / Mimo Cupcakes

terça-feira, 10 de abril de 2012

Associação Brasileira de Motricidade Orofacial ABRAMO, com o apoio do Comitê de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa, informa que o V Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial ocorrerá na cidade de Curitiba nos dias 15 e 16 de junho de 2012. Nesse encontro, além de cursos, oficinas, conferências e palestras serão premiados os cinco melhores pôsteres apresentados, sendo que o melhor trabalho receberá o Prêmio Irene Marchesan como "Destaque Científico". Com a sua inscrição antecipada você também receberá no dia do evento gratuitamente, o livro "Terapia Fonoaudiológica das Funções Orofaciais", contendo as palestras dos professores.
LIVRO: O livro será entregue gratuitamente para quem fizer a inscrição em até
22/05 após esta data será divulgado o preço do livro que será vendido no
local do evento. Até o momento não temos a informação de quanto custará.

APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES: Confira o regulamento.

CREDENCIAMENTO: Dia 15/06, das 12h30 às 13h00
A INSCRIÇÃO INCLUI:

  • Pasta, bloco, caneta e crachá;
  • Certificado registrado para os inscritos;
  • Livro do evento (para inscrições antecipadas até 22/05).
CARGA HORÁRIA PARA CERTIFICADOS: 18 hora/aula

Hora/aula de 45 minutos Incluindo Palestras, Oficina, Apresentação de Pôsteres
e atividades extras como:
credenciamento, trocas de experiências, relatos individuais e encontros com
palestrantes que serão realizados nos intervalos, antes do início das atividades
programadas e após o término das mesmas, conforme programação.
Certificados Registrados - Chancelaria

Expedidos pela UNIABEU Centro Universitário aos participantes inscritos na opção Master ou Parcial com no mínimo 75% de frequência.

UNIABEU

CURSO DE LIBRAS

32h/a

VAGAS LIMITADAS!!!

Estão abertas as inscrições para CURSOS DE LIBRAS MINISTRADOS POR PROFESSORANDOS DA LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS – UFSC (Polo UnB).

Os cursos estão abertos para PAIS, FAMILIARES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS DO GDF e COMUNIDADE EM GERAL.

LOCAL DO CURSO: Centro Educacional 06 de Taguatinga - QNL 01 - Área Especial 01 (ao lado do Atacadão Extra)

HORÁRIO: das 19h às 22h20

TURMAS:

- às 2ªs feiras – de 09/04 a 04/06

-às 5ªs feiras – de 12/04 a 31/05

AS INSCRIÇÕES SERÃO FEITAS PESSOALMENTE NO CENTRO EDUCACIONAL 06 DE TAGUATINGA, ATÉ O LIMITE DE VAGAS.

OBS.: Não serão aceitas inscrições por telefone.

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CURSO INTERVENÇÃO E ATENDIMENTO PARA ATENDIMENTO PARA PESSOAS COM TGD - MÉTODO TEACCH

Uma ótima oportunidade de estudo. Os encontros acontecerão nos dias 10, 17, 19 de adril e 3 e 8 de maio de 2012. Os horários serão: das 8h as 11:30 ou das 13:30 as 17h. Local: UPIS, sala 213 B, 712/912 sul.
O investimento será de R$ 200,00 à vista ou R$ 220,00 parcelado em duas vezes.
Inscrições: solicitar através do email: amadf@globo.com

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Dia Internacional da Síndrome de Down


O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International em 2006. A escolha do dia 21/3 é simbólica, pois relaciona-se com os três cromossomos encontrados no par 21 que caracterizam a Trissomia do 21.
A síndrome de Down não uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Por motivos ainda esconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.

O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade.
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=993&tit=21-de-marco-Dia-Internacional-da-Sindrome-de-Down

quarta-feira, 14 de março de 2012

Quem recebe BPC agora poderá trabalhar sem perder o benefício

A alteração na Lei Orgânica de Assistência Social autoriza pessoas com deficiência a trabalhar como aprendizes, sem perder o benefício. Presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que permite trabalho para beneficiários do BPC A alteração na Lei Orgânica de Assistência Social autoriza pessoas com deficiência a trabalhar como aprendizes, sem perder o benefício. Também assegura que o beneficiário, se necessário, retorne ao BPC sem passar pela reavaliação médica Pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) poderão tentar o mercado de trabalho sem perder o benefício. A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta quinta-feira (1º), conforme publicado no Diário Oficial da União, projeto de lei que altera a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), muda a definição conceitual de pessoa com deficiência e amplia a possibilidade de inclusão profissional desse público. Antes, a pessoa com deficiência perdia o benefício caso tivesse atividade remunerada, inclusive como microempreendedor individual. A partir de agora, o beneficiário pode ingressar no mercado de trabalho e ter o benefício suspenso temporariamente. Se nesse período o beneficiário não conseguir se manter no trabalho ou não adquirir o direito a outro benefício previdenciário, ele retorna ao BPC sem precisar passar pelo processo de requerimento ou de avaliação da deficiência e do grau de impedimento pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O período de suspensão não é determinado pela lei, mas o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do BPC, proporá ao Legislativo que seja de dois anos. Embora operacionalizado pelo INSS, o BPC não é pensão vitalícia nem aposentadoria. Os beneficiários passam por revisão do INSS a cada dois anos. Aprendiz – Outra alteração na lei permite que pessoas com deficiência contratadas na condição de aprendizes continuem recebendo o BPC junto com a remuneração salarial durante o período do contrato. “Conforme a lei trabalhista, o contrato de aprendiz é para quem tem entre 16 e 24 anos, está vinculado ao ensino e é remunerado por hora de trabalho. No caso da pessoa com deficiência, não há limitação de idade”, explica a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS Maria José de Freitas. A lei também define que pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo (pelo menos de dois anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Os impedimentos podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais. O BPC é um benefício mensal no valor de um salário mínimo concedido ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir meios para se manter ou cuja família não tenha recursos para mantê-los. Em ambos os casos, é necessário que a renda bruta familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo por mês. O benefício é gerido pelo MDS e operacionalizado pelo INSS. O recurso para pagamento do BPC sai do Fundo Nacional de Assistência Social. A previsão orçamentária para este ano é de R$ 23,1 bilhões. São 3,5 milhões de beneficiários em todo o País, dos quais 1,8 milhão de pessoas com deficiência. Projeto piloto – Em parceria com a Federação Nacional das Associações para Valorização de Pessoas com Deficiência (Fenapave) e os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, o MDS realiza projeto piloto do BPC Trabalho em dez cidades, com o objetivo de promover a inserção de pessoas com deficiência, entre 16 e 45 anos, no mercado de trabalho. Os municípios de São Paulo e Santo André, no interior paulista, executam o projeto desde o ano passado. Nesta quinta-feira (1º), a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, assinou a ampliação do projeto para mais oito capitais: João Pessoa (Paraíba), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Recife (Pernambuco), Belém (Pará), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Teresina (Piauí), Fortaleza (Ceará) e Curitiba (Paraná). O BPC Trabalho prevê visitas domiciliares, diagnóstico social e encaminhamento aos serviços da assistência social. Com apoio das entidades socioassistenciais, os beneficiários são avaliados quanto ao potencial de trabalho e suas demandas, identificadas para inserção profissional. Fonte – MDS

domingo, 29 de janeiro de 2012

Perfeição de Deus




No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedicaao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida escolar, enquanto outras podem ser encaminhadas para uma escola comum.Num jantar de beneficiência de Chush, o pai de uma criança fez um discurso que nunca mais seria esquecido pelos que ali estavam presentes.Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, perguntou:"Onde está a perfeição no meu filho Pedro, se tudo o que DEUS faz é feito com perfeição?Meu filho não pode entender as coisas como outras crianças entendem. Meu filho não se pode lembrar de factos e números como as outras crianças. Então, onde está a perfeição de Deus?"Todos ficaram chocados com a pergunta e com o sofrimento daquele pai, mas ele continuou:"Acredito que quando Deus traz uma criança especial ao mundo, a perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem diante desta criança."Então ele contou a seguinte história sobre o seu filho Pedro:Uma tarde, Pedro e eu caminhávamos pelo parque onde alguns meninos que o conheciam, estavam a jogar beisebol.Pedro perguntou-me: - Pai, você acha que eles me deixariam jogar?Eu sabia das limitações do meu filho e que a maioria dos meninosnão o queria na equipe. Mas entendi que se Pedro pudesse jogar comeles, isto lhe daria uma confortável sensação de participação.Aproximei-me de um dos meninos no campo e perguntei-lhe se Pedro poderia jogar.O menino deu uma olhada ao redor, buscando a aprovação de seus companheiros da equipa e mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade e disse:- Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo está na oitava. Acho que ele pode entrar na nossa equipa e tentaremos colocá-lopara bater até à nona rodada.Fiquei admirado quando Pedro abriu um grande sorriso ao ouvir a resposta do menino.Pediram então que ele calçasse a luva e fosse para o campo jogar.No final da oitava rodada, a equipa de Pedro marcou alguns pontos, mas ainda estava perdendo por três. No final da nona rodada, a equipa de Pedro marcou novamente e agora com dois fora e as bases com potencial para a rodada decisiva, Pedro foi escalado para continuar.Uma questão, porém, veio à minha mente: a equipa deixaria Pedro, de facto, rebater nesta circunstância e deitar fora a possibilidade de ganhar o jogo?Surpreendentemente, foi dado o bastão a Pedro. Todo o mundo sabiaque isto seria quase impossível, porque ele nem mesmo sabia segurar obastão.Porém, quando Pedro tomou posição, o lançador se moveu alguns passos para arremessar a bola de maneira que Pedro pudesse ao menos rebater. Foi feito o primeiro arremesso e Pedro balançou desajeitadamente e perdeu.Um dos companheiros da equipa de Pedro foi até ele e juntos seguraram o bastão e encararam o lançador. O lançador deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente para Pedro.Quando veio o lance, Pedro e o seu companheiro da equipa balançaram o bastão e juntos rebateram a lenta bola do lançador. O lançador apanhou a suave bola e poderia tê-la lançado facilmenteao primeiro homem da base, Pedro estaria fora e isso teria terminadoo jogo.Ao invés disso, o lançador pegou a bola e lançou-a numa curva, longa e alta para o campo, distante do alcance do primeiro homem da base. Então todo o mundo começou a gritar: Pedro, corre para a primeira base, corre para a primeira. Nunca na sua vida ele tinha corrido... mas saiu disparado para a linha de base, com os olhos arregalados e assustado.Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita teve a posse da bola. Ele poderia ter lançado a bola ao segundo homem da base, o que colocaria Pedro fora de jogo, pois ele ainda estava correndo.Mas o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador, assim,lançou a bola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem da base.Todo o mundo gritou: Corre para a segunda, corre para a segunda base. Pedro correu para a segunda base, enquanto os jogadores à frente dele circulavam deliberadamente para a base principal.Quando Pedro alcançou a segunda base, a curta parada adversária colocou-o na direcção de terceira base e todos gritaram: Corre para a terceira. Ambas as equipas correram atrás dele gritando: Pedro, corre para a base principal.Pedro correu para a base principal, pisou nela e todos os 18 meninos o ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse vencido o campeonato e ganho o jogo para a equipa dele."Naquele dia," disse o pai, com lágrimas caindo sobre face, aqueles 18 meninos alcançaram a Perfeição de Deus. Eu nunca tinha visto um sorriso tão lindo no rosto do meu filho!"O fato é verdadeiro!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

01. Do mesmo lado Estúdio coca cola Pitty e Negra Li ¤ 2OO7 ¤

Nessa semana ouvi uma história que não sai da minha cabeça, então resolvi postar. "Uma menininha chega pra sua mãe e fala:- Mãe vamos no Pão de Açúcar?-Pra quê minha filha? Não estamos precisando comprar nada.-Mãe, vamos pra ficar feliz. Lá não é lugar de gente feliz?"Felicidade não se compra. É algo que vem de dentro. Nem sempre o que é bom pra um poderá servir para o outro.Mas o que a mídia prega? Fica martelando na cabeça não só das crianças, como também em cada um de nós. O que é interessante destacar, é a necessidade em haver diálogo (inclusive com o nosso intimo) para avaliar a procedencia doque é dito, o que me faz feliz, o que faz o outro feliz.
Essa história me lembrou a música que compartilho com vocês. E continuo perguntando: O que te faz feliz? Pense bem e aproveite coisas que podem parecer simples, mas se faltarem...haja tristesa. Beijocas.