quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia Mundial da Conscientização pelo Autismo


Dia 02 de abril será celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Com o objetivo de promover a conscientização e sensibilização para a inclusão do portador de autismo, será celebrado em todo mundo o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, que definiu a data de 02 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Vendedor de palavras

Vi esse texto no blog: http://bibliotecalionsclubesobradinho.blogspot.com/ e resolvi compartilhar essas palavras, não como vendedora mas como doadora de curiosidades, mas por via das dúvidas não custa nada tentar receber uns trocadinhos pelas palavras: hedonista, idiossincrático. Faço promoção. srsrsrs. Ou o google pode ajudar.

O vendedor de palavras - Fábio Reynol

Ouviu dizer que o Brasil sofria de uma grave falta de palavras. Em um programa de TV, viu uma escritora lamentando que não se liam livros nesta terra, por isso as palavras estavam em falta na praça. O mal tinha até nome de batismo, como qualquer doença grande, "indigência lexical". Comerciante de tino que era, não perdeu tempo em ter uma idéia fantástica. Pegou dicionário, mesa e cartolina e saiu ao mercado cavar espaço entre os camelôs.
Entre uma banca de relógios e outra de lingerie instalou a sua: uma mesa, o dicionário e a cartolina na qual se lia: "Histriônico — apenas R$ 0,50!".
Demorou quase quatro horas para que o primeiro de mais de cinqüenta curiosos parasse e perguntasse.
_ O que o senhor está vendendo?
_ Palavras, meu senhor. A promoção do dia é histriônico a cinqüenta centavos como diz a placa.
— O senhor não pode vender palavras. Elas não são suas. Palavras são de todos.
— O senhor sabe o significado de histriônico?
— Não.
— Então o senhor não a tem. Não vendo algo que as pessoas já têm ou coisas de que elas não precisem.
— Mas eu posso pegar essa palavra de graça no dicionário.
— O senhor tem dicionário em casa?
— Não. Mas eu poderia muito bem ir à biblioteca pública e consultar um.
— O senhor estava indo à biblioteca?
— Não. Na verdade, eu estou a caminho do supermercado.
— Então veio ao lugar certo. O senhor está para comprar o feijão e a alface, pode muito bem levar para casa uma palavra por apenas cinqüenta centavos de real!
— Eu não vou usar essa palavra. Vou pagar para depois esquecê-la?
— Se o senhor não comer a alface ela acaba apodrecendo na geladeira e terá de jogá-la fora e o feijão caruncha.
— O que pretende com isso? Vai ficar rico vendendo palavras?
— O senhor conhece Nélida Piñon?
— Não.
— É uma escritora. Esta manhã, ela disse na televisão que o País sofre com a falta de palavras, pois os livros são muito pouco lidos por aqui.
— E por que o senhor não vende livros?
— Justamente por isso. As pessoas não compram as palavras no atacado, portanto eu as vendo no varejo.
— E o que as pessoas vão fazer com as palavras? Palavras são palavras, não enchem barriga.
— A escritora também disse que cada palavra corresponde a um pensamento. Se temos poucas palavras, pensamos pouco. Se eu vender uma palavra por dia, trabalhando duzentos dias por ano, serão duzentos novos pensamentos cem por cento brasileiros. Isso sem contar os que furtam o meu produto. São como trombadinhas que saem correndo com os relógios do meu colega aqui do lado. Olhe aquela senhora com o carrinho de feira dobrando a esquina. Com aquela carinha de dona-de-casa ela nunca me enganou. Passou por aqui sorrateira. Olhou minha placa e deu um sorrisinho maroto se mordendo de curiosidade. Mas nem parou para perguntar. Eu tenho certeza de que ela tem um dicionário em casa. Assim que chegar lá, vai abri-lo e me roubar a carga. Suponho que para cada pessoa que se dispõe a comprar uma palavra, pelo menos cinco a roubarão. Então eu provocarei mil pensamentos novos em um ano de trabalho.
— O senhor não acha muita pretensão? Pegar um...
— Jactância.
— Pegar um livro velho...
— Alfarrábio.
— O senhor me interrompe!
— Profaço.
— Está me enrolando, não é?
— Tergiversando.
— Quanta lenga-lenga...
— Ambages.
— Ambages?
— Pode ser também evasivas.
— Eu sou mesmo um banana para dar trela para gente como você!
— Pusilânime.
— O senhor é engraçadinho, não?
— Finalmente chegamos: histriônico!
— Adeus.
— Ei! Vai embora sem pagar?
— Tome seus cinqüenta centavos.
— São três reais e cinqüenta.
— Como é?
— Pelas minhas contas, são oito palavras novas que eu acabei de entregar para o senhor. Só histriônico estava na promoção, mas como o senhor se mostrou interessado, faço todas pelo mesmo preço.
— Mas oito palavras seriam quatro reais, certo?
— É que quem leva ambages ganha uma evasiva, entende?
— Tem troco para cinco?

terça-feira, 29 de março de 2011

FAEFID e SEESP/MEC abrem inscrições para curso de Aperfeiçoamento


Com o objetivo de realizar reflexões sobre a prática docente na escola inclusiva, estão abertas as inscrições para o curso de Aperfeiçoamento. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Outras informações: (32)2102-3283 ou ead.educacaofisica.gime@uab.ufjf.br


http://www.gime.ufjf.br/aperfeicoamento/faefid-e-seespmec-abrem-inscricoes-para-curso-de-aperfeicoamento/

segunda-feira, 28 de março de 2011

Inclusão

Essse vídeo muito interessante e nos faz refletir sobre algumas posturas quando na Vânia Marincek, Orientadora Educacional, cita um termo que me lembra a época da infância "café com leite". Esse termo foi utilizado muitas vezes quando os coleguinhas mais velhos queriam dizer que estavamos (os mais novos) na brincadeira mas não representavamos nada. E quando se fala em inclusão, onde preferencialmente os alunos com necessidades educacionais especiais devem ser, preferencialmente, matriculados na Rede Regular de Ensino, temos que ter um olhar diferenciado onde o aluno se sinta realmente incluido, participando e sendo desenvolvido em suas potencialidades. É importante não tratar o aluno com necessecidades educacionais especiais como "Café com leite" e para isso o professor precisa estar em constante busca e manter um elo com a familia. A equipe escolar deve se unir nesse processo de inclusão que deve ocorrer desde o Porteiro ao Merendeiro, aliás deve envolver toda a comunidade. O aluno não vai esperar que nos preparemos para recebê-lo. Ele está aqui na nossa escola pronto para se desenvolver junto com a gente e pra nos ajudar atrilhar esse caminho. Abraços, Patricia nazário

Informativo

Projeto AMPLA

A Ampla está buscando 125 CRIANÇAS que tenham sequelas como: lábio-leporino e fenda palatina para realizar gratuitamente a cirurgia de reparação.

Se você conhece alguém que tenha alguma dessas deficiências, por favor, informe o telefone da Ampla (21) 2562-2822 ou o site
www.operacaosorriso.org.br
Colaborem, ao menos, na divulgação dessa atitude rara de solidariedade empresarial.

Associação dos Funcionários da Procempa
afp@procempa.com.br
3289-6131/3289-6272
www.afp.procempa.com.br

quinta-feira, 24 de março de 2011

FAEDEF - FORUM DE APOIO AO ESTUDANTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO DF

Acontecerá no dia 06 de abril de 2011 o 2º encontro e será na APAED, QNM 29 Ceilândia Sul, às 14h. Pauta: Aprovação da Diretória e eleição do colegiado. Contamos com sua presença e contribuição. Abraços.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Sanráh - Música Água

Água

Sanráh

Composição: Sanráh e Bruno Lopes

Para aguar as flores
Enxaguar a roupa
Desaguar as mágoas
Pra lavar a alma

Enche a minha boca
quando eu te vejo
mata a minha sede
quando eu te beijo

Água pra brincar de bola de sabão
Tem visita aumenta a água do feijão
Pra escovar os dentes pra ajeitar o cabelo
Água da torneira e água do chuveiro

Pra fazer bater um coração
E marejar os olhos com a canção
Transpirar meu corpo em seu calor
Rega minha vida com o seu amor

Água, água,água, água

Pra lavar o rosto
Molhar a palavra
Amanhar a terra
E apagar o fogo

Água com açúcar
Pra acalmar do susto
Não deixe a água parada
Pra impedir o surto

Água pra fazer crescer um pé de alface
Água pra benzer a criança que nasce
Para refletir a luz do pôr do sol
Entrar no mar , te amar nas águas do farol

Pra fazer bater um coração ...

Alga, coco, cacto, cola, tinta e rodo
Copo, tanque, balde, vazo, pinga e boldo
Peixe, rio, nuvem, planta, sal e cana
Óvulo, sêmen, homem, vida, luz e mama

Água pra brincar de bola de sabão
Tem visita aumenta a água do feijão
Pra escovar os dentes pra ajeitar o cabelo
Água da torneira e água do chuveiro

Pra fazer bater um coração ...

Veja também:

http://www.youtube.com/watch?v=IoV82JuF7Ck

quinta-feira, 17 de março de 2011

Software Educativo

Visite o site abaixo e conheça alguns softwares que podem contribuir para a prática pedagogica.

Kit Necessidades Especiais

http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/educativo.htm#globus

quarta-feira, 16 de março de 2011

Clinica Escola Unieuro

A Clínica Escola da Unieuro, localizada na Asa Sul em Brasilia, realiza atendimentos gratuitos na área de Neurologia, destinados a pessoas com sequelas de AVC (derrame), parkinson, paraplegias e tetraplegias, entre outras patologias.
Peço que divulguem este trabalho, pois infelizmente existem muitas pessoas que precisam, mas não têm condições financeiras para isto.

Mais informações
: may_caland@brturbo.com.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE AUTISMO: PREVENCION, INTERVENCION Y PESQUISA

LOCAL:
EXPO UNIMED CURITIBA
ANEXO À UNIVERSIDADE POSITIVO
RUA PROF. PEDRO VIRIATO PARIGOT DE SOUZA, 5300 - CAMPO COMPRIDO
CURITIBA - PR


PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
24 A 27 DE AGOSTO DE 2011

PÚBLICO ALVO:
PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE, HUMANAS, EDUCAÇÃO E
GESTÃO DE POLÍTICA PÚBLICAS.

DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
15 DE MAIO DE 2011.
http://www.congressoautismo.com/index.html

terça-feira, 8 de março de 2011


Mulher
Semente...
SER-mente...
SER que faz gente,
SER que faz a gente.

Mulher
SER guerreiro, guerrilheiro, lutador...
multimidia, multitarefa, multifaceta, multi-acaso...
multi-coração...

Mulher
SER que dá conta,
que vai além da conta,
que multiplica,
divide, soma e subtrai, sem perder a conta,
sem se dar conta, de que esse século foi seu parto,
na direção de seu espaço,
de seu lugar de direito e de fato,
de seu mundo que lhe foi usurpado e que agora é por ela ocupado.

MULHER...
Esse SER florado,
esse SER adorado,
esse SER adornado,
que nos poem em um tornado,
nos deixa saciado e transtornado,
que nos faz explodir e sentir extasiado.
SER admirado...

MULHER...
Nesse final de milénio, faça a transição.
Tire de seu coração a semente que vai mudar toda a gente
levando o mundo a ser mais gente...
Um mundo mais feminino,
mais rosado e sensibilizado,
mais equilibrado e perfumado...

PARABENS MULHER !!!
Não pelo oito de marco,
nem pelo beijo e pelo abraço,
nem pelo cheiro e pelo amaço.
Mas por ser o que és...
Humus da humanidade,
Raiz da sensibilidade,
Tronco da multiplicidade,
Folhas da serenidade,
Flores da fertilidade,
Frutos da eternidade...
Essencia da natureza humana.
Autor desconhecido.

quarta-feira, 2 de março de 2011

IESB realiza Simpósio para debater autismo

Encontro acontece nos dias 1° e 2 de março, no IESB Oeste, localizado em Ceilândia DF
http://www.iesb.br/email_mkt/programacao.html

terça-feira, 1 de março de 2011


Pequeno Príncipe (trecho)

E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho.
Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o princípe, estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer cativar ?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.

E eu não tenho necessidade de ti.

E tu não tens necessidade de mim.

Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo... Mas a raposa voltou a sua idéia:
- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música.

E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo...
A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o principe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

Antoine de Saint-Exupéry