sábado, 28 de agosto de 2010

Coordenação geral, 27/08/2010

Nessa sexta-feira,no CEM 03, a coordenação foi maravilhosa. Tivemos uma linda exposição com trabalhos realizados nas salas de recursos das escolas de Ceilândia. Atividades com papel marchê, jogos e até crochê. No inicio foi entregue um saquinho fechado com três feijões distintos e refletimos sobre a incliusão nas Escolas Públicas. Uma reflexão sobre escolas que estão amarradas, fechadas indo em desencontro a inclusão.Comparando a diversidade aos feijões, que em sua essencia são os mesmos apesar de que cada um tem seu tempo, sua individualidade, seu sabor.A inclusão é assim, trabalhar com a diversidade e pra isso temos que estar em constante busca, trocando experiencias e usando a criatividade, porque inclusão vai além da adaptação de estruturas fisicas (que são importantes)engloba, troca de experiências, adaptação de didaticas e parceria entre a familia e outras instituições.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

As crianças aprendem o que vivenciam

Se a criança vive com críticas,
ela aprende a condenar
Se a criança vive com hostilidade,
ela aprende a agredir
Se a criança vive com zombarias,
ela aprende a ser tímida
Se a criança vive com humilhação,
ela aprende a se sentir culpada
Se a criança vive com tolerância,
ela aprende a ser paciente
Se a criança vive com incentivo,
ela aprende a ser confiante
Se a criança vive com elogios,
ela aprende a apreciar
Se a criança vive com retidão,
ela aprende a ser justa
Se a criança vive com segurança,
ela aprende a ter fé
Se a criança vive com aprovação,
ela aprende a gostar de si mesma
Se a criança vive com aceitação e amizade,
ela aprende a encontrar amor no mundo.
Dorothy Law Nolte

Conversando sobre disciplina e limites na familia e na escola


"Disciplina e limite também se ensina com amor". A Equipe de Apoio a Aprendizagem da Escola Classe 31 de Ceilândia promoveu hoje, 25 de Agosto de 2010, palestra sobre disciplia e limites contando com a presença da comunidade e todo corpo doscente. Nessa conversa ficou frizada a importancia da parceria entre escola e família na formação da ética, social e emicional da criança. Parabéns, pela iniciativa.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010


No Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia os alunos foram presenteados com a apresentação da Banda Toque Especial regida pelo maestro e idealizador Nafitali - CEM 03 no dia 18 de Agosto de 2010. Parabéns pelo Show e pelo intercâmbio.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Coordenação

A coordenação geral com os professores das Salas de Recursos de Ceilândia acontecerá nessa sexta, 13/08, no CEM 03 de Ceilândia. Aguardamos todos. Tenham uma bela semana.

UnB inaugura serviço inédito de atendimento a surdos

UnB inaugura serviço inédito de atendimento a surdos

Pioneirismo e interdisciplinaridade. Essas são as marcas do Programa de Atendimento Psicoeducativo para Sujeitos Surdos, que a UnB inaugura no próximo mês de agosto. O objetivo é oferecer a essa clientela serviço de apoio terapêutico, por meio de equipes formadas por profissionais da psicologia e da pedagogia, além de intérpretes de LIBRAS.

“A abordagem psicoeducacional é um conjunto de conhecimentos e práticas que objetiva a construção de conhecimentos entre os participantes, baseados em uma didática estruturada. Nossas ações, no caso dos surdos, objetivam dialogar, conscientizar e elaborar sobre a sua condição particular. Assim, o diálogo, a escuta, a reflexão, o acolhimento e as trocas de experiências serão norteadoras das nossas ações para que o universo do surdo possa ser melhor compreendido por ele próprio e por quem se relaciona com ele” – enfatiza o Prof. Dr. Ileno Izidio da Costa (coordenador do programa).

O projeto será desenvolvido no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), localizado no Instituto de Psicologia da UnB. O público alvo são surdos conhecedores e usuários da língua de sinais, a partir de 18 anos. Os interessados devem fazer inscrição e entrevista no CAEP, entre 03 à 14 de agosto. Serão formados grupos de 8 a 12 pessoas para o atendimento.

“O nosso objetivo com esse projeto é de conhecer melhor a cultura surda; seus anseios, dificuldades e necessidades. O enfoque é no fortalecimento do grupo com esfera de consolidação de rede de proteção social, em que o sujeito surdo tenha fortalecido o seu sentido de pertencimento a uma comunidade”. – afirma a profa. Daniele Nunes Henrique Silva (coordenadora do programa).

Serviço:

Programa de Atendimento Psicoeducativo para Sujeitos Surdos

Período de inscrições e entrevistas: de 03 a 14/08, no CAEP.

Endereço: Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro (Asa Norte), ICC Sul, Gleba A, Sala AT-33, Térreo.
Mais informações: surdez.unb@gmail.com ou (61) 3273-8894 .