quinta-feira, 30 de dezembro de 2010





A ExpoDREc Inclusiva foi muito especial. Tivemos a presença marcante da Banda Toque Especial, CEM 03 de Ceilândia.
Até o Papai Noel passou por lá. E a equipe da EMBELEZE deixou as mulheres muito charmosas com maquiagem feito por profissionais.
Os professores das Salas de Recursos que puderam comparecer contribuiram bastante mostrando o trabalho que está sendo realizado dentro das escolas. Só faltou você. Mas... em 2011 tem mais. Abraços em todos.

Feliz Ano Novo

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010



Festa Paz e amor!!!

É com muita alegria que esperamos você no dia 16 de Dezembro de 2010,
a partir das 20 horas, no Salão de Festas = TITA FESTAS E EVENTOS
( SDE Quadra 01 Conjunto B Lote 05 Loja 01 - Taguatinga Norte,
Avenida Hélio Prates - Atrás do Supermercado Comper
(M Norte ).
Muita paz, música...

Convite individual
Traje Hippie opcional
Valor: R$ 45,00 até terça, feira, 14/12/2010

Fone: 85647781/ 86049202 Patrícia ou Miriam

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


Programação
Dia 7 de dezembro – 3ª feira
Plenário do Senado Federal
14h – Sessão Solene de Abertura da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Salão Branco do Congresso Nacional- Chapelaria
18h – Abertura da Exposição “Obravida – Sonho e Realidade”, do artista Arthur Bispo do Rosário
Salão Negro do Congresso Nacional
19h – Desfile de Moda Inclusiva, apresentado pela Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a presença de atores da Rede Globo, do jogador Romário e sua filha Ivy, e de medalhistas Paraolímpicos
Coquetel
Dia 8 de dezembro – 4ª feira
Auditório do Interlegis
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil ‘Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional’
Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Apresentação das danças ‘Cabrocha’ e ‘Elvis Presley’, do Grupo “Eu Danço”, do Centro de Ensino Especial 01, composta por alunos com Síndrome de Down
15h30 – Palestra de paratletas, Medalhistas de ouro nas Paraolimpíadas de Pequim
16h – Palestra ‘Haiti: uma lição de vida’, do Capitão Nelson Dias Leoni – Militar ferido na Missão de Paz do Brasil no Haiti
17h – Apresentação da Banda de Jazz ‘Soul Washing Machine’, de Rodrigo Han, músico com deficiência física
17h30 – Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
Coquetel e autógrafos dos livros – distribuição gratuita
Dia 9 de dezembro – 5ª feira
Auditório do Interlegis
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil ‘Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional’
Salão Negro do Congresso Nacional
15h – Clinica de esportes com apresentação de atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro em duas estações de modalidades: Basquete em Cadeira de Rodas, Para-Tênis de Mesa, onde os convidados poderão interagir com os atletas.
Sorteio de brindes
17h – Grupo “Gingado Capoeira”, formado por alunos da APAE-DF, coordenado pelos Mestres Pablo e Miquimba
18h – Banda ‘Toque Especial’, formada por jovens com deficiência
19h – Banda de Reggae ‘Tribo de Jah’, formado por deficientes visuais


http://www.senado.gov.br/senado/programas/acessibilidade/semana6/sexta_index.shtm

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Superação

Acesse o link:
http://www.youtube.com/watch?v=AjuoFKFWV5E

Pai cria aplicativo no Iphone para filha deficiente


A tecnologia pode ser utilizada, e deve, para auxiliar no tratamento, na comunicação ou na educação de portadores de deficiência. Quando falo em tecnologia me refiro a tecnologia de ponta, onde pessoas pensam que os deficientes não tem capacidade ou que é muito sensivel para sua utilização.

Um pai britânico resolveu mostrar para todos que a alta tecnologia pode ser usada sim, quando o assunto é educação de crianças com necessidades especiais. Ele usou um Iphone para criar um aplicativo que auxilia sua filha de 5 anos que tem paralisia cerebral. A menina não anda, não tem controle sobre os movimentos do corpo e não fala, ou seja a única forma de expressão dela é o olhar.

Martin Brooks, o pai, que não é programador e nem é um especialista no problema da filha, mas na intenção de melhorar a sua comunicação com ela. Com isso a qualidade de vida da menina melhorou segundo o pai, que avalia como um progresso para a filha.

O aplicativo funciona assim: as imagens representam as necessidades cotidianas, como comer, ir ao banheiro e beber água. Além disso, a criança ouve a voz dos pais todas as vezes que ela seleciona uma imagem. O programa está a venda na Apple Store e já foi baixado por mais de 1.300 usuários. Para baixar entre no site:


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Revelando autores em Braille


A Biblioteca Dorina Nowill e o Instituto Vivo convidam os deficiêntes visuais para o lançamento da edição em Braille do livro : Revelando autores em Braille
Data: 06/12/2010
Local: Teatro da Praça - CNB 01 - Espaço Cultural de Taguatinga
Horário: de 9h as 12h
Confirme a presença pelo telefone: 3910 3549 ou pelo email: bibliobraille@gmail.com
Divulgem esse evento. Abraço em todos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Começou no dia 9 de Novembro, o 1° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal. Além das palestras que estão acontecendo há uma exposição muito especial. Vale a pena conferir. http://www.muitoespecial.com.br

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Programa Itaú crianças entregará 01 kit com quatro eemplares de livros infantis por meio do preenchimento de um cadastro no Link
http://www.lerfazcrescer.com.br/#/kit
Leia o regulamento e adquira seu kit. Adistribuição começou em 11 de Outubro de 2010.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz Dia do Professor


Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Conferência da Educação Básica - DF











Nessa segunda - feira começou a Conferência com o objetivo de apontar caminhos para a consolidação de um projeto de educação pública de qualidade social para o Distrito Federal. Momento de reflexão, debate.
Agradecemos a presença do CEE 01 de Ceilândia por participar da exposição com o material confeccionado pelas mães dos alunos matriculados no Centro. O projeto é maravilhoso e vale a pena conhecer.















Nesse sábado, 25/09/2010, no IESB, aconteceu a Feira Cultural, e estavamos lá falando um pouco sobre a inclusão para a comunidade. O material dessa exposição e da Conferência foi carinhosamente cedido pelas escolas: EC 31, 36 e 64 de Ceilândia.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um pouco dos Centros de Ensino Especiais de Ceilândia







Oficina de brinquedos feita com material reciclado e sua utilização nos intervalos das escolas foi realizada pelo professor Paulo do CEE 01 de Ceilândia.



Trabalho de tapeçaria feito com os alunos do CEE 02 de Ceilândia. Os professores sempre estão precisando de malhas para realizar suas atividades e contam com o apoio dos proprios colegas para realizar essa atividade tão linda e feita com tanto carinho.







Com o objetivo de promover a informação, inclusão social e lazer através de gincanas, apresentação de grupos musicais, dança, exposição de produtos e artesanatos e, para as crianças, brincadeiras no pula-pula, palhaço, fantoches e brinquedos infláveis, o Administrador do SIA, Edson Rosa, junto com sua equipe organizou esse evento.

Oração do professor I



Oração do Professor (I)

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.


Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.


São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.


Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.


Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.


Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.


Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .


Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém!

Encontro no Centro Educacional 06 de Ceilândia


No CED 06 os professores foram homenageados com a mensagem "Oração do Professor" lida pelo aluno Thiago, acompanhado do depoimento. Thiago é atendido em Sala de Recursos, e gosta da escola. Nesse dia os professores ganharam marcador de páginas confeccionados pelos alunos na Sala de Recursos com muito carinho e capricho.


Foram apresentadas varias atividades:
  • Música fragmentada - O professor seleciona uma música não muito conhecida, fragmenta o texto, e após os alunos ouvirem a música por mais ou menos duas vezes, receberá as partes da música para organizar na sequencia correta. O interessante é que essa atividade pode ser realizada com toda a turma e abordaar temas diversos de forma interdisciplinar.
  • Conjectura de Goldbach -
    A conjectura de Goldbach, proposta pelo matemático prussiano Christian Goldbach, é um dos problemas não resolvidos da Matemática, mais precisamente da Teoria dos Números, mais antigos atualmente.
    Ela diz que todo número par maior ou igual a 4 é a soma de dois primos. Utilizando o computador como ferramenta pedagogica e com o apoio do material dourado essa atividade pode ser trabalhada de forma prazerosa. O que já ocorre no CED 06 de Ceilândia.
  • Torre de Hanoy -A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

    A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
  • Malha geometrica - Circulo dividido em vertices onde se constre uma trama. Trabalha vertices, diagonais, criatividade, cores...
  • trabalhos com origame montando Portifólio, contação de histórias.
  • Fita de Moebius - é um espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efectuar meia volta numa delas. percebe-se que é o simbolo da reciclagem. http://www.youtube.com/watch?v=an159IwfAS8

Aprendemos bastante com varias escolas nesse dia.

Cachecol de dedos

Em 27 de agosto de 2010,foi realizada uma oficina onde aprendemos a fazer um cachecol usando os dedos. O que isso tem haver com educação? TUDO. Reclamamos que os alunos não tem concentração, coordenação motora... Pois é! Nessa atividade além de trabalhar essas habilidades, os alunos desenvolvem a criatividade e saem com algo concreto. Começa com um entrelace, num zig-zag, enlace e... de repente começa a surgir um cachecol, lindo. E o melhor, sem agulhas. Foi maravilhoso. Parabéns a todos.

sábado, 28 de agosto de 2010

Coordenação geral, 27/08/2010

Nessa sexta-feira,no CEM 03, a coordenação foi maravilhosa. Tivemos uma linda exposição com trabalhos realizados nas salas de recursos das escolas de Ceilândia. Atividades com papel marchê, jogos e até crochê. No inicio foi entregue um saquinho fechado com três feijões distintos e refletimos sobre a incliusão nas Escolas Públicas. Uma reflexão sobre escolas que estão amarradas, fechadas indo em desencontro a inclusão.Comparando a diversidade aos feijões, que em sua essencia são os mesmos apesar de que cada um tem seu tempo, sua individualidade, seu sabor.A inclusão é assim, trabalhar com a diversidade e pra isso temos que estar em constante busca, trocando experiencias e usando a criatividade, porque inclusão vai além da adaptação de estruturas fisicas (que são importantes)engloba, troca de experiências, adaptação de didaticas e parceria entre a familia e outras instituições.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

As crianças aprendem o que vivenciam

Se a criança vive com críticas,
ela aprende a condenar
Se a criança vive com hostilidade,
ela aprende a agredir
Se a criança vive com zombarias,
ela aprende a ser tímida
Se a criança vive com humilhação,
ela aprende a se sentir culpada
Se a criança vive com tolerância,
ela aprende a ser paciente
Se a criança vive com incentivo,
ela aprende a ser confiante
Se a criança vive com elogios,
ela aprende a apreciar
Se a criança vive com retidão,
ela aprende a ser justa
Se a criança vive com segurança,
ela aprende a ter fé
Se a criança vive com aprovação,
ela aprende a gostar de si mesma
Se a criança vive com aceitação e amizade,
ela aprende a encontrar amor no mundo.
Dorothy Law Nolte

Conversando sobre disciplina e limites na familia e na escola


"Disciplina e limite também se ensina com amor". A Equipe de Apoio a Aprendizagem da Escola Classe 31 de Ceilândia promoveu hoje, 25 de Agosto de 2010, palestra sobre disciplia e limites contando com a presença da comunidade e todo corpo doscente. Nessa conversa ficou frizada a importancia da parceria entre escola e família na formação da ética, social e emicional da criança. Parabéns, pela iniciativa.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010


No Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia os alunos foram presenteados com a apresentação da Banda Toque Especial regida pelo maestro e idealizador Nafitali - CEM 03 no dia 18 de Agosto de 2010. Parabéns pelo Show e pelo intercâmbio.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Coordenação

A coordenação geral com os professores das Salas de Recursos de Ceilândia acontecerá nessa sexta, 13/08, no CEM 03 de Ceilândia. Aguardamos todos. Tenham uma bela semana.

UnB inaugura serviço inédito de atendimento a surdos

UnB inaugura serviço inédito de atendimento a surdos

Pioneirismo e interdisciplinaridade. Essas são as marcas do Programa de Atendimento Psicoeducativo para Sujeitos Surdos, que a UnB inaugura no próximo mês de agosto. O objetivo é oferecer a essa clientela serviço de apoio terapêutico, por meio de equipes formadas por profissionais da psicologia e da pedagogia, além de intérpretes de LIBRAS.

“A abordagem psicoeducacional é um conjunto de conhecimentos e práticas que objetiva a construção de conhecimentos entre os participantes, baseados em uma didática estruturada. Nossas ações, no caso dos surdos, objetivam dialogar, conscientizar e elaborar sobre a sua condição particular. Assim, o diálogo, a escuta, a reflexão, o acolhimento e as trocas de experiências serão norteadoras das nossas ações para que o universo do surdo possa ser melhor compreendido por ele próprio e por quem se relaciona com ele” – enfatiza o Prof. Dr. Ileno Izidio da Costa (coordenador do programa).

O projeto será desenvolvido no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), localizado no Instituto de Psicologia da UnB. O público alvo são surdos conhecedores e usuários da língua de sinais, a partir de 18 anos. Os interessados devem fazer inscrição e entrevista no CAEP, entre 03 à 14 de agosto. Serão formados grupos de 8 a 12 pessoas para o atendimento.

“O nosso objetivo com esse projeto é de conhecer melhor a cultura surda; seus anseios, dificuldades e necessidades. O enfoque é no fortalecimento do grupo com esfera de consolidação de rede de proteção social, em que o sujeito surdo tenha fortalecido o seu sentido de pertencimento a uma comunidade”. – afirma a profa. Daniele Nunes Henrique Silva (coordenadora do programa).

Serviço:

Programa de Atendimento Psicoeducativo para Sujeitos Surdos

Período de inscrições e entrevistas: de 03 a 14/08, no CAEP.

Endereço: Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro (Asa Norte), ICC Sul, Gleba A, Sala AT-33, Térreo.
Mais informações: surdez.unb@gmail.com ou (61) 3273-8894 .

terça-feira, 29 de junho de 2010


As soluções para os dilemas que o gestor enfrenta ao receber alunos com deficiência.


Vejam este artigo e verifiquem a lei ao final.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/24-respostas-principais-duvidas-inclusao-acessivel-acessibilidade-deficiencia-565836.shtml

LEI Nº 7.853 - DE 24 DE OUTUBRO DE 1989 - DOU DE 25/10/89 - Alterada

Alterada pela MEDIDA PROVISÓRIA Nº 437, DE 29 DE JULHO DE 2008 - DOU DE 30/07/2008

Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE), institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei :

Art. 1º Ficam estabelecidas normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência, e sua efetiva integração social, nos termos desta Lei.

§ 1º Na aplicação e interpretação desta Lei, serão considerados os valores básicos da igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito e dignidade da pessoa humana, do bem-estar, e outros. indicados na Constituição ou justificados pelos princípios gerais de direito.

§ 2º As normas desta Lei visam garantir às pessoas portadoras de deficiência as ações governamentais necessárias ao seu cumprimento e das demais disposições constitucionais e legais que lhes concernem, afastadas as discriminações e os preconceitos de qualquer espécie, e entendida a matéria como obrigação nacional a cargo do Poder Público e da sociedade.

Art. 2º Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo a infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Parágrafo único. Para o fim estabelecido no caput deste artigo, os órgãos e entidades da administração direta e indireta devem dispensar, no âmbito de sua competência e finalidade. aos assuntos objeto desta Lei, tratamento prioritário e adequado, tendente a viabilizar, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas:

I - na área da educação:

a) a inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios;

b) a inserção, no referido sistema educacional, das escolas especiais, privadas e públicas;

c) a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimentos públicos de ensino;

d) o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar e escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência;

e) o acesso de alunos portadores de deficiência aos benefícios conferidos aos demais educandos, inclusive material escolar, merenda escolar e bolsas de estudo;

f) a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino;

II - na área da saúde:

a) a promoção de ações preventivas, como as referentes ao planejamento familiar, ao aconselhamento genético, ao acompanhamento da gravidez, do parto e do puerpério, à nutrição da mulher e da criança, à identificação e ao controle da gestante e do feto de alto risco, à imunização, às doenças do metabolismo e seu diagnóstico e ao encaminhamento precoce de outras doenças causadoras de deficiência;

b) o desenvolvimento de programas especiais de prevenção de acidentes do trabalho e de trânsito, e de tratamento adequado a suas vítimas;

c) a criação de uma rede de serviços especializados em reabilitação e habilitação;

d) a garantia de acesso das pessoas portadoras de deficiência aos estabelecimentos de saúde públicos e privados, e de seu adequado tratamento neles, sob normas técnicas e padrões de conduta apropriados;

e) a garantia de atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave não internado;

f) o desenvolvimento de programas de saúde voltados para as pessoas portadoras de deficiência, desenvolvidos com a participação da sociedade e que lhes ensejem a integração social;

III - na área da formação profissional e do trabalho:

a) o apoio governamental à formação profissional, à orientação profissional, e a garantia de acesso aos serviços concernentes, inclusive aos cursos regulares voltados à formação profissional;

b) o empenho do Poder Público quanto ao surgimento e à manutenção de empregos, inclusive de tempo parcial. destinados às pessoas portadoras de deficiência que não tenham acesso aos empregos comuns;

c) a promoção de ações eficazes que propiciem a inserção, nos setores público e privado, de pessoas portadoras de deficiência;

d) a adoção de legislação específica que discipline a reserva de mercado de trabalho, em favor das pessoas portadoras de deficiência, nas entidades da Administração Pública e do setor privado, e que regulamenta a organização de oficinas e congêneres integradas ao mercado de trabalho, e a situação, nelas, da a pessoas portadoras de deficiência;

IV - na área de recursos humanos:

a) a formação de professores de nível médio para a Educação Especial, de técnicos de nível médio especializados na habilitação e reabilitação, e de instrutores para formação profissional.

b) a formação e qualificação de recursos humanos que, nas diversas áreas de conhecimento, inclusive de nível superior, atendam à demanda e às necessidades reais das pessoas portadoras de deficiências

c) o Incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico em todas as áreas do conhecimento relacionadas com a pessoa portadora de deficiência.

V - na área das edificações:

a) a adoção e a efetiva execução de normas que garantam a funcionalidade das edificações e vias públicas, que evitem ou removam os óbices as pessoas portadoras de deficiência, permitam o acesso destas a edifícios, a logradouros e a meios de transporte.

Art. 3º Ao ações civis públicas destinadas proteção de Interesses coletivos ou difusos das pessoas portadoras de deficiência poderão ser propostas pelo ministério Público, pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal; por associação constituída há mais de 1 (um) ano, nos termos da lei civil, autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista que inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção das pessoas portadores de deficiência.

§ 1º Para instruir a inicial, o interessado poderá requerer às autoridades competentes certidões e informações que julgar necessárias.

§ 2º As certidões e informações a que se refere o parágrafo anterior deveria ser fornecidas dentro de 15 (quinze) dias de entrega, sob recibo, dos respectivos requerimentos, e só poderão ser utilizadas para a instrução da ação civil.

§ 3º Somente nos casos em que o interesse público, devidamente justificado, ìmpuser sigilo poderá ser negada certidão ou informação.

§ 4º Ocorrendo a hipótese do parágrafo anterior, a ação poderá ser proposta desacompanhada das certidões ou informações negadas, cabendo ao juiz após apreciar os motivos do indeferimento, e, salvo quando se tratar de razão de segurança nacional, requisitar umas e outras, feita a requisição, o processo correrá em segredo de justiça, que cessará com o trânsito em julgado da sentença.

§ 5º Fica facultado aos demais legitimados ativos habilitarem-se como litisconsortes nas ações propostas por, qualquer deles.

§ 6º Em caso de desistência ou abandono da ação, qualquer dos co-legitimados pode assumir a titularidade ativa.

Art. 4º A sentença terá eficácia de coisa julgada oponível erga omnes, exceto no caso de haver sido a ação julgada improcedente por deficiência de prova, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.

§ 1º A sentença que concluir pela carência ou improcedência da ação fica sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal

§ 2º Das sentenças e decisões proferidas contra o autor da ação e suscetíveis de recurso, poderá recorrer qualquer legitimado ativo, inclusive o Ministério Público.

Art. 5º O Ministério Público intervirá obrigatoriamente nas ações públicas, coletivas ou individuais. em que se discutam interesses relacionados a deficiência das pessoas.

Art. 6º O Ministério Público poderá instaurar, sob sua presidência, inquérito civil, ou requisitar, de qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou particular. certidões, informações, exames ou perícias, no prazo que assinalar, não inferior a 10 (dez) dias úteis.

§ 1º Esgotadas as diligências, caso se convença o órgão do Ministério Público da inexistência de elementos para a propositura de ação civil, promoverá fundamentadamente o arquivamento do inquérito civil, ou das peça informativas. Neste caso, deverá remeter a reexame os autos ou as respectiva peças, em 3 (três) dias, ao conselho superior do ministério Público, que os examinará, deliberando a respeito, conforme dispuser seu Regimento.

§ 2º Se a promoção do arquivamento for reformada, o Conselho superior do Ministério Público designará desde logo outro órgão do Ministério Públ ico para o ajuizamento da ação.

Art. 7º Aplicam-se à ação civil pública prevista nesta Lei, no que couber, os dispositivos da Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985.

Art. 8º Constitui crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa:

I - recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta;

II - obstar, sem justa causa, o acesso de alguém a cargo público, por motivos derivados de sua deficiência;

III - negar, sem junta causa, a alguém, por motivos derivados de sua deficiência, emprego ou trabalho;

IV - recusar, retardar ou dificultar internação ou deixar de prestar assistência médico-hospitalar e ambulatorial, quando possível, a pessoa portadora de deficiência;

V - deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a execução de ordem judicial expedido na ação civil a que alude esta Lei;

VI - recusar, retardar ou omitir dados técnicos e indispensáveis à propositura da ação civil objeto desta Lei, quando requisitados pelo Ministério Público.

Art. 9º A Administração Pública Federal conferirá aos assuntos relativos às pessoas portadoras de deficiência tratamento prioritário e apropriado, para que lhes seja efetivamente ensejado o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais, bem como sua completa integração social.

§ 1º Os assuntos a que alude este artigo serão objeto de ação, coordenada e integrada, dos órgãos da Administração Pública Federal, e incluir-se-ão em Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, na qual estejam compreendidos planos, programas e projetos sujeitos a prazos e objetivos determinados.

§ 2º Ter-se-ão como integrantes da Administração Pública Federal, para os fins desta Lei, além dos órgãos públicos, das autarquias, das empresas públicas e sociedades de economia mista, as respectivas subsidiárias e as fundações públicas.

Art. 10. A coordenação superior dos assuntos, ações governamentais e medidas referentes a pessoas portadoras de deficiência caberá à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Alterada pela MEDIDA PROVISÓRIA Nº 437, DE 29 DE JULHO DE 2008 - DOU DE 30/07/2008

Redação anterior

Art. 10. A coordenação superior dos assuntos, ações governamentais e medidas, referentes às pessoas portadoras de deficiência, incumbirá a órgão subordinado à Presidência da República, dotado de autonomia administrativa e financeira, ao qual terão destinados recursos orçamentários específicos.

Parágrafo único. À autoridade encarregada da coordenação superior mencionada no caput deste artigo caberá, principalmente, propor ao Presidente da República a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, seus planos , programas e projetos e cumprir os instruções Superiores que lhes digam respeito, com a cooperação dos demais órgãos da Administração Pública Federal.

Art. 11. Fica reestruturada, como órgão autônomo, nos termos do artigo anterior, a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE.

§ 1º (VETADO).

§ 2º O Coordenador contará com três (três) Coordenadores-Adjuntos, 4 (quatro), Coordenadores de Programas e 8 (oito) Assessores, nomeados em comissão, sob indicação do titular da CORDE.

§ 3º A CORDE terá, também, servidores titulares de Funções de Assessoramento Superior (FAS) e outros requisitados a órgãos e entidades da Administração Federal.

§ 4º A CORDE poderá contratar, por tempo ou tarefa determinados, especialistas para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

Art. 12. Compete à CORDE:

I - coordenar as ações governamentais e medidas que se refiram às pessoas portadoras de deficiência;

II - elaborar os planos, programas e projetos subsumidos na Política Nacional para a Integração de Pessoa Portadora de Deficiência, bem como propor as providências necessárias a sua completa implantação e seu adequado desenvolvimento, inclusive as pertinentes a recursos e as de caráter legislativo;

III - acompanhar e orientar a execução, pela Administração Pública Federal; dos planos, programas e projetos mencionados no inciso anterior;

IV - manifestar-se sobre a adequação à Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência dos projetos federais a ela conexos, antes da liberação dos recursos respectivos;

V - manter, com os Estados, Municípios, Territórios, e Distrito Federal, e o Ministério Público. estreito relacionamento, objetivando a concorrência de ações destinadas à integração social das pessoas portadoras de deficiência;

VI - promover a iniciativa do Ministério Público, ministrando-lhe informações sobre fatos que constituam objeto da ação civil de que trata esta Lei, e indicando-lhe os elementos de convicção;

VII - emitir opinião sobre os acordos, contratos ou convênios firmados pelos demais órgãos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência;

VIII - promover e incentivar a divulgação e o debate das questões conscientização da sociedade.

Parágrafo único. Na elaboração dos planos, programas e projetos a seu cargo, deverá a CORDE recolher, sempre que possível, a opinião das pessoas e entidades interessadas, bem como considerar a necessidade de efetivo apoio aos entes particulares voltados para integração social das pessoas portadoras de deficiência.

Art. 13. A CORDE contará com o assessoramento de órgão colegiado, o Conselho Consultivo da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.

§ 1º A composição e o funcionamento do Conselho Consultivo da CORDE serão disciplinadas em ato do Poder Executivo. Incluir-se-ão no Conselho representantes de órgãos e de organizações ligados aos assuntos pertinentes a pessoa portadora de deficiência, bem como representantes do Ministério Público Federal.

§ 2º Compete ao Conselho Consultivo:

I - opinar sobre o desenvolvimento da Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência;

II - apresentar sugestões para o encaminhamento dessa política;

III - responder a consultas formuladas pela CORDE.

§ 3º O Conselho Consultivo reunir-se-á ordinariamente 1 (uma) vez por trimestre e, extraordinariamente, por iniciativa de 1/3 (um terço) de seus membros, mediante manisfestação escrita, com antecedência de 10 (dez) dias, e deliberará por maioria de votos dos conselheiros presentes.

§ 4º Os integrantes do Conselho não perceberão qualquer vantagem pecuniária, salvo as de seus cargos de origem, sendo considerados de relevância pública os seus serviços.

§ 5º As despesas de locomoção e hospedagem dos conselheiros, quando necessárias, serão asseguradas pela CORDE.

Art. 14. (VETADO).

Art. 15. Para atendimento e fiel cumprimento do dispõe esta Lei, será reestruturada a Secretaria de Educação, e serão instituídos da Previdência e Assistência Social, órgãos encarregados da coordenação setorial dos assuntos concernentes às pessoas portadoras de deficiência.

Art. 16. O Poder Executivo adotará, nos 60 (sessenta) dias posteriores à vigência desta Lei, as providências necessárias à reetruturação e ao regular funcionamento da CORDE, como aquelas decorrentes do artigo anterior.

Art. 17. Serão incluídas no censo demográfico de 1990, e nos subsequentes, questões concernentes à problemático a da pessoa portadora de deficiência, objetivando o conhecimento atualizado do número de pessoas portadoras de deficiência no País.

Art. 18. Os órgãos federais desenvolverão, no prazo de 12 (doze) meses contado da medidas indicadas no art. 2º desta Lei.

Art. 19. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 20. Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, em 24 de outubro de 1989; 168º da Independência e 101º da República.

JOSÉ SARNEY

João Batista de Abreu

Assistam o vídeo

.* Kate Wilde ilustra técnicas que promovem o desenvolvimento da comunicação verbal de uma pessoa com autismo. Utilizando o programa Son-rise, no Autism Treatment Center of América, Kate nos revela excelente dicas de como propiciar o desenvolvimento da fala em uma criança autista. Abx, segue o link no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=5VLIYsRLA8E&feature=related

sexta-feira, 11 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

Queridos colegas;
Informo a programação referente às comemorações oficiais do "Dia do Orgulho Autista - 6ª edição mundial". (2ªfeira)14/06/2010

Blitz do Autismo

Polícia Rodoviária Federal,BR-040;

(4ªfeira)16/06/2010

Audiência Pública

Câmara dos Deputados;

(5ªfeira)17/06/2010

Entrega do 5ºPrêmio Orgulho Autista 2010/2009
Rádio Nacional de Brasília;

(6ªfeira)18/06/2010

Ciclo de Palestras sobre Autismo/Síndrome de Asperger Universidade IESB;

(sábado)19/06/2010

Desabafo Autista e Asperger


Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Visite Movimento Orgulho Autista Brasil em:
http://movimentoorgulhoautista.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

domingo, 23 de maio de 2010

Ciclo de Palestras

O
público para o Ciclo de Palestras será professores de CEE, Classes
Especiais, Sala de Recursos, professores de ensino regular que atendem
TGD e demais profissionais interessados. Já estão agendados os
seguintes encontros, que acontecerão na UPIS, SGAS 712/912 Sul:
17 de maio, segunda-feira, às 14:00: NAMUD/GEE – Histórico do
atendimento e proposta dos trabalhos
24 de maio, segunda-feira, às 08:30: Dra. Rosa Horita – psiquiatra – COMPP
24 de maio, segunda-feira, às 14:00: Erenice Natália Soares de
Carvalho – psicóloga - UCB
21 de maio, sexta-feira, às 8:30: Lilian Cavalheiro Rodrigues – IESB
28 de maio, sextas-feiras, às 8:30: Celiane Secunho – Psicóloga Clínica
Contamos com a colaboração de todos os que puderem estar presentes com
a contribuição, a discussão e as propostas para o atendimento
educacional dos estudantes com TGD. Participem!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

1º Encontro das Equipes de Atendimento Educacional Especializado




Hoje, 05/05, no SESC DE Ceilândia, aconteceu o encontro entre os profissionais do Ensino Especial de Ceilândia, Taguatinga, Brazlandia e Samambaia, ministrado pela equipe da Gerência do Ensino Especial.


O evento foi abrilhantado pela Banda Toque Especial do Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia. E no encerramento tivemos a oportunidade de homenagear um aluno de Ceilândia, que frequentou 6 anos em classe especial, 7 tentativas em passar no vestibular. Passou e hoje faz Quimica na UNB e é voluntário em Ceilandia. Esse é o Fernando que hoje incentiva alunos com deficiência a não desistirem dos seus sonhos. Parabéns Fernado. Parabéns a todos os profissionais que lutam pela inclusão educacional.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Apoio para aprender

"Os números do último Censo Escolar são o retrato claro de uma nova tendência: a educação de alunos com deficiência se dá, agora, majoritariamente em classes regulares. Seis em cada dez alunos nessa condição estão matriculados em salas comuns..." Leia mais na Revista Nova Escola Nº 231/Abril 2010 página 76
Leia também sobre TDAH na página 80 da mesma edição" Antes de sugerir que um aluno te hiperatividade, veja se é sua aula que não anda prendendo a atenção. Cinco pontos essenciais sobre esse transtorno"

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sala de Recursos




Que delicia de encontro! Em 23 de Abril de 2010, no Auditório do IESB - Ceilândia, os professores das Salas de Recursos se reuniram para refletir a respeito o "Atendimento Educacional Especializado". Foi uma manhã muito agradavél, organizada e objetiva. No encerramento fomos agraciados com coffe break oferecido pela equipe da Livraria do Professor. Agradecemos a todos pelo apoio.


"Temos o direito de ser iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." Boaventura de Souza Santos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reunião setorizada em Ceilândia



Na sexta-feira , 16 de Abril, aconteceu a Reunião Setorizada, o encontro realizado em grupos menores de estudo. A equipe do Ensino Especial desta DRE esteve presente em um dos grupos acompanhando os trabalhos. Percebeu-se quão valorozo vem sendo esses momentos.Foram um turbilhão de idéias fervilhando e se organizando para a preparação do proxímo momento. Desejamos sucesso a todos os grupos e esperamos que esse tipo de reunião fortaleça laços e contribua para o enriquecimento de todos nós. Abraços.
"O que você viveu ninguém rouba" Gabriel Garcia Márquez

terça-feira, 13 de abril de 2010

Caros Colegas, No sentido de reforçar a política de inclusão, a Secretaria de Educação lançou, na quarta-feira,07 de Abril, as publicações atualizadas das orientações do Serviço Educacional Especializado desenvolvido no DF, que já estão em prática na rede pública. Sob o título “Orientações Escolares: Fazendo a Diferença”, o conjunto de publicações contém três volumes, cada um abrangendo um eixo de atendimento, sendo o seguinte livro destinado ao nosso trabalho quanto educação Especial: - Orientações Pedagógicas da Educação Especial – dirigida aos profissionais que atendem especificamente estudantes com deficiência e TGD (transtorno global do desenvolvimento), tanto nas classes inclusivas quanto nos centros de ensino especial. O TGD engloba autismo, Síndrome de Rett (anomalia genética que compromete progressivamente as funções motora e intelectual), Síndrome de Asperger (transtorno do desenvolvimento cerebral caracterizado por deficiências na interação social) e transtorno degenerativo da infância. O Público alvo que participou do Evento de entrega que ocorreu no centro de Convenções foi: subsecretários, coordenadores e assessores da SEDF, Diretores Regionais de Ensino, chefes de Núcleos de Monitoramento Pedagógico das DREs, coordenadores de Educação Especial, coordenadores das equipes, coordenadores intermediários das DREs (responsáveis pela Educação Especial, equipes especializadas de apoio à aprendizagem e orientação educacional), diretores de escolas, supervisores pedagógicos de escolas, equipes especializadas de apoio à aprendizagem e chefes de secretaria escolar. http://noticiasdarede.se.df.gov.br/ Verifique na Direção da escola onde trabalha esse material e dê uma conferida. Abraço a todos.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Coordenação entre os professores das Salas de Recursos

Nossa coordenação aconteceu no CED 07 de Ceilândia. Fomos recebidos com muito carinho no auditório. Esses momentos são muito importantes par trocamos idéias e conversamos. Agradecemos aos colegas pela presença e atenção.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Adequação curricular






Nessa quinta-feira, 18 de Março de 2010, estivemos reunidos junto com os professores das Salas de Recursos para conversarmos, trocar experiências e sugestões quanto ao processo de preenchimento da ficha de adequação curricular. A dinâmica desse dia envolveu interação, superação, lateralidade e coordenação motora.




Fomos bem acolhidos na Escola Classe 06 de Ceilândia no espaço da Sala de Recursos pelas professoras Cecilia e Fernanda. Nesse encontro a professora Rejane da Sala de Recursos da Escola Classe 16 foi convidada a falar sobre esse assunto. Foi um dia enriquecedor. Agradecemos a todos os professores pela participação.



quarta-feira, 17 de março de 2010

Autismo


Entre no site: http://www.ama.org.br/ e navegue pela Associação dos Amigos dos Autista e adiquira o material informativo gratuito. Isso mesmo! Você só pagará o sedex e terá o "Guia Pratico - Autismo, Ana S. R. de Mello".

Coletiva EC P Norte



Participação na coletiva da Escola Classe P Norte. Nesse dia conversamos sobre as deficiências e adequação curricular.

1º Encontro - TDAH



1º Encontro 2010 entre os profissionais das Salas de Recursos aconteceu no CEPCeilândia. Dinâmica do balão azul envolvendo movimentos com o corpo e interação entre os colegas seguido de bate-papo sobre TDAH através da brincadeira da Batata quente.