"Os números do último Censo Escolar são o retrato claro de uma nova tendência: a educação de alunos com deficiência se dá, agora, majoritariamente em classes regulares. Seis em cada dez alunos nessa condição estão matriculados em salas comuns..." Leia mais na Revista Nova Escola Nº 231/Abril 2010 página 76
Leia também sobre TDAH na página 80 da mesma edição" Antes de sugerir que um aluno te hiperatividade, veja se é sua aula que não anda prendendo a atenção. Cinco pontos essenciais sobre esse transtorno"
segunda-feira, 26 de abril de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Sala de Recursos
Que delicia de encontro! Em 23 de Abril de 2010, no Auditório do IESB - Ceilândia, os professores das Salas de Recursos se reuniram para refletir a respeito o "Atendimento Educacional Especializado". Foi uma manhã muito agradavél, organizada e objetiva. No encerramento fomos agraciados com coffe break oferecido pela equipe da Livraria do Professor. Agradecemos a todos pelo apoio.
"Temos o direito de ser iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." Boaventura de Souza Santos.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Reunião setorizada em Ceilândia
Na sexta-feira , 16 de Abril, aconteceu a Reunião Setorizada, o encontro realizado em grupos menores de estudo. A equipe do Ensino Especial desta DRE esteve presente em um dos grupos acompanhando os trabalhos. Percebeu-se quão valorozo vem sendo esses momentos.Foram um turbilhão de idéias fervilhando e se organizando para a preparação do proxímo momento. Desejamos sucesso a todos os grupos e esperamos que esse tipo de reunião fortaleça laços e contribua para o enriquecimento de todos nós. Abraços.
"O que você viveu ninguém rouba" Gabriel Garcia Márquez
terça-feira, 13 de abril de 2010
Caros Colegas, No sentido de reforçar a política de inclusão, a Secretaria de Educação lançou, na quarta-feira,07 de Abril, as publicações atualizadas das orientações do Serviço Educacional Especializado desenvolvido no DF, que já estão em prática na rede pública. Sob o título “Orientações Escolares: Fazendo a Diferença”, o conjunto de publicações contém três volumes, cada um abrangendo um eixo de atendimento, sendo o seguinte livro destinado ao nosso trabalho quanto educação Especial: - Orientações Pedagógicas da Educação Especial – dirigida aos profissionais que atendem especificamente estudantes com deficiência e TGD (transtorno global do desenvolvimento), tanto nas classes inclusivas quanto nos centros de ensino especial. O TGD engloba autismo, Síndrome de Rett (anomalia genética que compromete progressivamente as funções motora e intelectual), Síndrome de Asperger (transtorno do desenvolvimento cerebral caracterizado por deficiências na interação social) e transtorno degenerativo da infância. O Público alvo que participou do Evento de entrega que ocorreu no centro de Convenções foi: subsecretários, coordenadores e assessores da SEDF, Diretores Regionais de Ensino, chefes de Núcleos de Monitoramento Pedagógico das DREs, coordenadores de Educação Especial, coordenadores das equipes, coordenadores intermediários das DREs (responsáveis pela Educação Especial, equipes especializadas de apoio à aprendizagem e orientação educacional), diretores de escolas, supervisores pedagógicos de escolas, equipes especializadas de apoio à aprendizagem e chefes de secretaria escolar. http://noticiasdarede.se.df.gov.br/ Verifique na Direção da escola onde trabalha esse material e dê uma conferida. Abraço a todos.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Coordenação entre os professores das Salas de Recursos
Nossa coordenação aconteceu no CED 07 de Ceilândia. Fomos recebidos com muito carinho no auditório. Esses momentos são muito importantes par trocamos idéias e conversamos. Agradecemos aos colegas pela presença e atenção.
Assinar:
Postagens (Atom)